Publicações
PROMOVENDO A INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS LINHAS DE FOMENTO GOVERNAMENTAIS
Apresentação de forma sistêmica as linhas de fomento disponibilizadas pelo governo para incentivar a inovação e também uma análise do Plano Brasil Maior. Além disso, será apresentada uma análise de pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, demonstrando de que forma as médias empresas brasileiras buscam e utilizam os incentivos como também as parcerias institucionais para inovar.
Ano de Publicação: 2011
Publicação: Fundação Dom Cabral, 2011. (Caderno de Ideias ; CI1119)
Autores: Carlos Arruda, Fabian Salum, Telma Dias Ragonezi, Raoni Pereira, Luiza Grisolia
INCENTIVOS E FOMENTOS GOVERNAMENTAIS PARA A INOVAÇÃO/ PLANO BRASIL MAIOR, INSTRUMENTOS DISPONÍVEIS E PESQUISAS EMPÍRICAS
Os desafios de países em desenvolvimento como o Brasil são enormes e passam desde a necessidade de se melhorar os incentivos para P&D&I privado, pela necessidade de fomento, para as interações entre universidades, governo, laboratórios, empresas e sociedade, assim como pela necessidade de um melhor desenvolvimento de capital humano e pela construção de um sistema de propriedade intelectual capaz de recompensar investimentos em inovação.
Ano de Publicação: 2011
Publicação: Fundação Dom Cabral, 2011. (Caderno de Ideias ; CI1114)
Autor(es): ARRUDA, Carlos; ROSSI, Anderson Leitoguinho; RAGONEZI, Telma Dias; MENDES, Gustavo Ferreira.
LINHAS DE FOMENTOS: UM DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS.
O caráter inovativo das nações e, em decorrência, seu posicionamento competitivo, são determinados pelas diversas interações entre as firmas e demais instituições, tais como os meios acadêmicos e governamentais e a comunidade, refletindo as suas características culturais, históricas, políticas, institucionais, sociais ou econômicas.
Ano de Publicação: 2010
Publicação: Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2010. (Caderno de Ideias ; CI1014)
Autores: ARRUDA, Carlos; SALUM, Fabian Ariel; RAGONEZI, Telma Dias; ARAÚJO, Marina; HENRIQUES, Pedro; KUX, Arthur.
INOVAÇÃO: DO PROCESSO DE CONCEPÇÃO AO MERCADO - UM MAPA DESTE PERCURSO
O percurso aborda os principais fatores de impacto em toda essa dinâmica — políticas públicas, incentivos, investimentos, estratégias —, que transpõem as barreiras do conhecimento, da criatividade e do empreendedorismo.
Ano de publicação: 2011 – Fundo Criatec
Autores: Telma Dias Ragonezi (UFRJ), Fabrício Molica de Mendonça (UFRJ) e Marcus Vinícius de Araújo Fonseca (UFRJ)
INOVAÇÃO DE PROCESSOS - UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE SUA IMPLEMENTAÇÃO
Num ambiente globalizado de intensa competição e de mudanças constantes e complexas, caracterizadas por exigências cada vez maiores em termos de rapidez, qualidade, baixo custo, flexibilidade e satisfação do cliente, o sucesso de uma organização reside na sua capacidade de responder adequadamente a essas exigências, através de inovações contínuas em seus produtos, processos e serviços. Neste contexto, este trabalho analisa as premissas, as motivações e os impactos causados pela Inovação de Processos, nas organizações que utilizaram esta estratégia como forma de obter um diferencial competitivo no mercado. Para alcançar os objetivos pretendidos, apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre o tema e em seguida comparam-se os resultados depreendidos de alguns estudos de casos.
Ano de publicação: 2006- Associação Brasileira de Engenharia da Produção - ABEPRO
Autores: Débora Pereira de Macedo Soares (COPPE/UFRJ) dmacedo@ufrj.br; Rogério de Aragão Bastos do Valle (COPPE/UFRJ) valle@pep.ufrj.br; Roquemar de Lima Baldam (COPPE/UFRJ) roquemar@pep.ufrj.br
Telma Dias Ragonezi (ADM Brasil Consulting) telmaragonezi@admbrasilconsulting.com.br
Indicadores de Inovação dos Arranjos Produtivos Locais - O papel estratégico da PINTEC
O papel estratégico da PINTEC (Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Seus resultados são o ponto de partida para que políticas mais eficientes possam ser pensadas e lançadas, visando o planejamento e o desenvolvimento estruturado das atividades produtivas do país.
Ano de publicação: 2005 – Sebrae
Autores: Telma Dias Ragonezi